Conhecer os alimentos que ajudam o coração e incluí-los na dieta do dia a dia pode fazer toda a diferença para a sua qualidade de vida.

Para isso, é preciso adotar uma alimentação com menos gordura e tratar de diminuir o colesterol.

Para se ter ideia do problema, a Sociedade Brasileira de Cardiologia desenvolveu um site chamado cardiômetro, que apresenta o número de mortes por doenças que envolvem o coração em nosso país.

São mais de 1.100 mortes diárias, o que significa 1 óbito a cada 90 segundos.

Neste post, eu vou apresentar os alimentos que ajudam o coração e precisam fazer parte da sua dieta, evitando problemas sérios e sequelas que comprometem a qualidade de vida. Continue lendo e conheça mais a esse respeito!

6 alimentos que ajudam o coração

Os 6 alimentos que apresento a seguir são grandes aliados na diminuição das doenças cardiovasculares, como: 

  • pressão alta, 
  • AVC,
  • infarto. 

E são ricos em:

  • substâncias antioxidantes,
  • fibras,
  • gorduras monoinsaturadas,
  • gorduras poli-insaturadas.

Confira quais são eles!

Azeite de oliva

O azeite de oliva é um dos principais alimentos que ajudam o coração, pois possui gorduras monoinsaturadas, ou seja, o conhecido ômega 9.

O seu consumo colabora efetivamente na redução do colesterol ruim (LDL) e nos níveis de triglicerídeos.

Utilize o azeite extravirgem com acidez de até 0,05% e sem cozimento, evitando a formação de radicais livres.

Aveia

O consumo diário de aveia contribui com sua saúde, pois é:

  • de fácil digestão,
  • rico em fibras,
  • excelente fonte de energia.

O ideal é consumir 3 colheres de sopa por dia, podendo ser utilizadas na preparação de pães ou misturadas com iogurte e salada de frutas.

A aveia é rica em beta-glucana, diminuindo o nível de colesterol, controlando o açúcar no sangue e reduzindo o risco de doenças coronárias.

Peixes

Peixes, como a sardinha, atum e salmão, possuem alto teor de ômega 3, um grande aliado do coração, colaborando com o controle da:

Adicioná-los em três refeições semanais é uma excelente pedida.

Outros peixes que também são recomendados: linguado, bacalhau e arenque.

Linhaça

A linhaça é outro fantástico alimento para a diminuição do colesterol, melhora da circulação do sangue e redução da inflamação.

O ideal é consumi-la no formato de farinha ou através do óleo de linhaça.

As sementes são excelentes opções para a prisão de frente.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas e roxas, além de serem alimentos que ajudam o coração, também são aliadas na prevenção do câncer e no envelhecimento precoce, pois são ricas em vitaminas C, do complexo B, fibras e licopeno.

Consuma diariamente frutas como:

  • morango,
  • framboesa,
  • amora,
  • mirtilos,
  • melancia,
  • jabuticaba.

Soja

Outra opção que vale a pena ser incluída na dieta diária é a soja.

Está diretamente ligada ao controle de glicose, peso e pressão arterial, atuando também na redução do colesterol total e do LDL.

Os alimentos a base de soja mais comuns, e que devem fazer parte do cardápio, são:

  • tofu,
  • leite de soja,
  • missô,
  • natto,
  • brotos,
  • tempeh,
  • yuba.

Como se observa, não faltam opções alimentares para manter o coração saudável e a vida com qualidade, sem abdicar do sabor e de comidas saborosas.
Agora que você já conhece os alimentos que ajudam o coração, continue comigo e leia meu post que trata da miocardite: saiba mais sobre a doença e sua relação com a Covid-19!