O eletrocardiograma é um exame que é muito requisitado pelos cardiologistas para avaliar a saúde do coração dos seus pacientes.

Por não oferecer riscos, é possível realizá-lo periodicamente, tanto de maneira preventiva quanto para acompanhamento de um tratamento cardiovascular.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse exame, mostrar como ele é feito e quando é indicado, criei esse artigo. Continue lendo e saiba tudo que você deseja sobre o eletrocardiograma.

O que é eletrocardiograma?

Para entender o que é eletrocardiograma, é essencial compreender como funciona o coração em si. 

As atividades cardíacas ocorrem por meio de impulsos elétricos que são gerados no próprio órgão, promovendo a contração e o relaxamento ventricular.

Esse exame, então, faz o monitoramento e registro de todos os impulsos que são emitidos pelo órgão, analisando tanto a intensidade quanto o ritmo deles e verificando se há alguma anormalidade.

Muitos eventos e patologias podem causar essa mudança, como:

  • arritmias,
  • Bloqueios de ramo,
  • isquemia,
  • sobrecarga de câmaras.

Como é feito o exame?

O eletrocardiograma é um exame que não causa nenhum desconforto no paciente e traz resultados muito completos, por isso, é tão recomendado pelos cardiologistas.

Ele também é relativamente rápido e não causa exposição à radiação.

Existem três tipos de eletrocardiograma: 

  1. o de repouso, 
  2. o de esforço,
  3. o holter 24h. 

O mais comum é o primeiro.

Para esse exame, o paciente se deita em uma maca, e Então são colocados eletrodos no peito para que o equipamento possa detectar os impulsos de diferentes áreas do órgão, por isso, recomenda-se a depilação prévia no peito, no caso dos homens, e o uso de top ou camisa aberta para as mulheres.

As informações são enviadas para o equipamento que é chamado de eletrocardiógrafo que faz a transmissão dos sinais por meio de gráficos.

Já no caso do eletrocardiograma de esforço, o mesmo exame ocorre com o paciente fazendo algum exercício físico, como esteira ou bicicleta.

A intensidade da atividade física vai aumentando gradualmente para que seja possível analisar como está o movimento do coração em tempo real.

No caso do holter 24h, um pequeno equipamento é conectado no peito do paciente que fica com ele para realizar suas tarefas diárias na sua própria casa. 

Após esse período, é necessário retornar para o médico para que o equipamento seja retirado e os dados analisados.

Quando o eletrocardiograma é recomendado?

O eletrocardiograma pode ser recomendado por um cardiologista para três fins diferentes:

  • Na primeira consulta com o cardiologista.
  • para fazer a investigação de doenças cardiovasculares no consultório ou no pronto socorro.
  • recomendado após um tratamento cardiovascular.

Marque seu eletrocardiograma em Natal

Se você tem esses sintomas ou deseja fazer um eletrocardiograma para se certificar que está tudo bem, faça o seu agendamento agora mesmo.

Eu sou cardiologista, especializada em ecocardiografia, e atendo na clínica HcCardio em Lagoa Nova.
Agende seu horário na clínica da sua preferência.