Por acreditar que a informação certa e responsável é essencial para promover a conscientização em relação aos cuidados com a saúde, eu criei esse blog como canal de comunicação.

Por meio das experiências vivenciadas no decorrer de 2020, percebi que muitos de nós fomos tomados pelas incertezas, medos e, até mesmo, por tristezas e aflições em decorrência da pandemia.

Por outro lado, estamos terminando o ano mais fortes emocionalmente e mais conscientes em relação aos cuidados com a nossa saúde física e mental.

Dessa forma, resolvi fazer uma retrospectiva sobre o que esse momento de pandemia nos ensinou. Vamos conferir?

O que 2020 nos ensinou em relação à saúde?

Desde março, quando a Organização Mundial de Saúde decretou a pandemia do novo Coronavírus, nossas vidas mudaram e muitas foram as lições. 

De repente vimos nossos planos sofrerem grandes alterações de rumo, o trabalho precisou se adequar, muitos projetos foram desfeitos ou adiados e novos desafios foram enfrentados. 

Começamos a enxergar mais o outro, desaceleramos o nosso ritmo e precisamos aprender a cuidar melhor de nós e daqueles que nos cercam. 

Em relação à saúde, 2020 ensinou:

A importância da higiene pessoal e da saúde mental

A pandemia impactou nossos hábitos diários, tivemos que ser mais cautelosos com a higiene das nossas mãos e objetos que entram em nossas casas.

A máscara passou a ser acessório de proteção e tivemos que conviver com o distanciamento entre nós. 

Dessa forma, um dos grandes ensinamentos de 2020 foi que aprendemos a olhar mais e melhor para o outro. 

A pandemia também impactou a nossa saúde mental e tivemos que aprender a lidar com o estresse, tristezas, medos e aflições que ela provocou. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, durante a pandemia, as doenças do coração aumentaram em 32%, entre elas a síndrome do coração partido, conhecida também como cardiomiopatia por estresse. 

Dessa forma, outro ensinamento de 2020 foi que o estresse é uma reação normal do nosso corpo diante da situação que estamos passando, mas precisamos aprender também que ele pode provocar o desequilíbrio na nossa saúde. 

O ano de 2020 mostrou que precisamos encontrar alternativas para promover o relaxamento do corpo e da mente, e que saúde mental precisa ser levado muito a sério.

Alimentação saudável 

Os cuidados com uma alimentação saudável também foram pautas de muitas conversas entre especialistas nesse período.

A qualidade de vida sempre esteve associada a uma refeição equilibrada. 

Mas, nesse período, foi enaltecida a importância dos alimentos para o sistema imunológico. 

Frutas cítricas, verduras, legumes e oleaginosas estão entre os alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além, é claro, de auxiliar no funcionamento de todo o organismo. 

Você sabia que os termos mais buscados no Google no ano de 2020 envolveram várias receitas? As pessoas perceberam que cozinhar também pode ser um prazer e que a alimentação saudável é uma grande aliada da nossa saúde.

Como ser mais saudável em 2021?

Com certeza tudo que aprendemos em 2020 nos deixou mais fortalecidos e mais conscientes sobre a nossa responsabilidade em relação a nossa saúde. 

Mas ainda podemos contribuir com muito mais para termos mais qualidade de vida e sermos mais saudáveis.

Para isso, basta:

Praticar exercícios físicos

A prática regular de uma atividade física é essencial para aumentar a qualidade de vida. 

Exercícios moderados são essenciais para:

  • melhorar a resistência do corpo em relação aos vírus e bactérias,
  • promover o bom funcionamento do organismo, principalmente do coração,
  • proporcionar bem-estar e disposição.

Dormir bem

Uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios.

O sono ajuda no relaxamento mental e no bom funcionamento do corpo.

Manter uma disciplina na hora de dormir, indo repousar e acordando sempre no mesmo horário é essencial para prevenir doenças do coração e ajudar a aumentar a imunidade.

Levar as lições de 2020

Tudo que aprendemos durante 2020 precisa continuar valendo para que nos mantenhamos saudáveis.

Enquanto a vacina não chega, continue tomando todos os cuidados de higiene, use máscara e mantenha o distanciamento recomendado. 

Procure alternativas para relaxar. Cuidar da sua saúde mental é mais que fundamental!

Meditação e ioga podem ser uma boa alternativa e, em casos de desequilíbrios das emoções, não deixe de procurar ajuda profissional.
Agora que você conferiu o que 2020 nos ensinou em relação à saúde, continue atento aqui no meu blog para não perder outras informações que trarei em breve!